top of page

Registros Fotográficos

A fotografia desempenha um papel crucial ao capturar momentos, narrar histórias e preservar memórias. É uma ferramenta poderosa que nos possibilita documentar e compartilhar a história e os valores da comunidade.

low-saturation_Long-peral_003full12_dark.jpg

História

Este é um espaço para compartilhar mais sobre o negócio. Aproveite este longo texto para contar sobre a equipe, atividades, missão e mais detalhes. É um excelente lugar para compartilhar a história do negócio e descrever o que este site tem a oferecer aos visitantes.

Use este espaço para escrever a história do negócio desde a sua fundação. Conquiste os leitores com uma narrativa envolvente. Compartilhe as inspirações, valores e missão. Inclua detalhes sobre os obstáculos superados e desafios alcançados. Ao contar sua história, você pode ajudar as pessoas a se conectarem ao negócio.

Os Tabajara vem marcando presença na ATL. Este é o maior evento de mobilização e resistencia politica dos povos indígenas do Brasil na luta por seus direitos, denunciando as violencias ainda presentes.

Brasilia - DF abr. 

Acampamento Terra Livre (ATL)

4º Encontro das Niaras 

As Niaras são uma organização politica de mulheres indigenas da aldeia vitoria, no qual exercem um papel fundamental na organização e articulaçao das lutas de resistencia do seu povo, Aldeia Vitoria,  set.  2023.

Momento de encontro dos Tabajaras e de indigenas da região na manifestação politica e resistencia cultural. Aldeia Nova Conquista, abr. 2023.

1° Festival Indígena do Conde

Feitas à mão com habilidade e cuidado, essas peças refletem não apenas a destreza técnica de seus artesãos, mas também sua profunda conexão com a natureza e o sagrado. Cada peça conta uma história, transmitindo os valores e a identidade cultural dos Tabajara através de formas, padrões e símbolos tradicionais.

Produção da Cerâmica Tabajara

Os indígenas Tabajara presentes na 19ª Assembleia Xukuru de Ororubá – Limolayg Toyope: em defesa da vida “Eu sou Xicão”, realizada de 17 a 20 de maio de 2019.  Evento realizado para dar continuidade a luta do cacique Xição, que foi assassinado em 20 de maio de 1998. A cada ano, contemplam uma temática diferente, pautado com a conjuntura nacional, uma política pluriétnica e multicultural, onde os Xukuru recebem povos indígenas de diferentes etnias de todo o Brasil.

Participação Tabajara na 19ª Assembleia Xukuru de Ororubá

A presença dos indigenas Tabaja na visita aos barracoes de ceramica na cidade de Tracunhaem-PE, capital da ceramica, foi importante para despertar as potencialidade ancestrais desses futuros ceramistas. Cada peça produzida transmite os valores e a identidade cultural dos Tabajara através de formas, padrões e símbolos. Tracunhaem, maio 2018.

Visita a cidade de Tracunhaém/PE 

A Assembleia Legislativa da Paraba (ALPB) realizou, no dia 18 de agosto de 2018, uma Sessão Solene para entregar o Título de Cidadão Paraibano ao procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza. Este evento ocorreu no Salão de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com a presença marcante de lideranças e membros do povo Tabajara.

Titulo de Cidadão Paraibano do Procurador José Godoy 

O 1.º Grito Tabajara realizou-se de 29 e 30 de abril de 2019, na Aldeia Vitória, Mata da Chica, Conde, PB. Objetivou dar visibilidade, fortalecer a identidade e mostrar a força cultural desse povo originário da Paraíba, sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba, coordenado por Prof. Dr. Lusival Barcellos, Professora Eliane Farias e Natalia Tabajara. A pauta demonstrou todo o potencial da mobilização do evento, com temáticas que abordaram as demandas mais urgentes, por meio de diálogo com três Rodas de Conversa: a primeira, discutindo os Tabajara e as política educacionais; a segunda, políticas públicas, e a terceira, as garantias dos direitos constitucionais do povo indígena.
O evento contou com a presença da Funai, representantes de deputados, da UFPB, do IFPB, do Uniesp, Prefeitura de Conde, lideranças do povo Potiguara, o Cimi, universitários e estudantes secundaristas, e os indígenas. O procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-MPF), José Godoy Bezerra de Souza, e o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Marcos Queiroga, participaram do 1.º Grito Indígena Tabajara da Paraíba. A programação contou com apresentações culturais, o ritual do Toré, venda de artesanatos, livros, cerâmica, pintura e gastronomia diferenciaram o evento que reuniu mais de duzentas pessoas.

1° Grito Tabajara - 2019

Os Tabajara vem marcando presença na ATL. Este é o maior evento de mobilização e resistencia politica dos povos indígenas do Brasil na luta por seus direitos, denunciando as violencias ainda presentes.

Brasilia - DF abr. 

Acampamento Terra Livre (ATL)

bottom of page